Search This Blog

Monday, February 13, 2012

EcoStressadinhas em Reciclar é Preciso

Sim meninas,  reciclar é preciso, e não estamos falando apenas de lixo, como plásticos, papéis, e etc. Isso, é item obrigatório até no currículo, assim como fazer, ou ter feito trabalho voluntário. Reciclar é preciso e confesso que já ouvi gente pensando até em reciclar ex-namorado.

Mas, vamos ao que interessa. Estamos falando aqui de reciclagem daquelas coisas que voce não usa mais, que estão lá paradas e mofando. Sim, você sabe do que eu estou falando: aquele monte de roupas que você não usa mais, e talvez nunca tenha usado, e que estão ocupando espaço e juntando poeira no seu guarda-roupas. E isto inclui sapatos, bolsas e bijuterias. Calma, não seja resistente e continue lendo este post. Você pode fazer isso de forma divertida, gratificante e talvez lucrativa!

Uma maneira divertida é promover um furdunço na sua casa. Convide as amigas mais chegadas e multiplique a ideia. Ofereça um lanchinho e inicie a sessão doação ou escambo... Eu explico: você tem uma sandália linda que sua amiga gostou, e ela tem uma echarpe vintage que vai ficar incrível com aquele casaco que você ama. Pronto, sandália por echarpe, e vice-versa. Mas se você  é do tipo apegada, respire fundo e cuide para não perder as amigas. As coisas podem não sair exatamente como você esperava. Outra opção, se você tem espaço, é promover um charmoso bazar para as mais chegadas que, claro, irão levar outras mais chegadas, e estas, outras mais chegadas. E no fim, você já tem um evento. Nada que chá mate gelado e vários saquinhos de biscoito de polvilho não resolvam, umas flores aqui e ali, um jeito especial de mostrar os produtos, e pronto, é reciclar o passado com charme vendendo seu desapego a preços honestos.

E claro, recicle doando para entidades, famílias e pessoas carentes, etc. É gratificante doar porque muitas pessoas precisam de verdade. Sou a favor e praticante. Mas, eu sei o que eu fiz no verão passado. E no inverno, e nas outras estações passadas. E você? E pra gente aprender a dar valor ao nosso suado dinheirinho, temos que olhar mais fundo para alguns maus hábitos e mais exatamente para os extratos do banco e do cartão de crédito. Então não basta doar e aliviar a consciência. Tem que ter um trabalhinho a mais de valorizar aquilo que você comprou sem necessidade, no impulso, na TPM, na carência.

Pensando assim, um dia, quando estava bem stressadinha, olhei a quantidade de coisas novas e seminovas no meu armário, sem uso há mais de um ano (!) e não tive dúvida. Coloquei o armário abaixo e fiz umas contas meio por cima de quanto dinheiro estava parado ali. E aí resolvi experimentar uma nova maneira de reciclar minhas roupas: levei tudo num brechó. Algumas eram peças muito legais e sabia que fariam sucesso. Além disso, abriria a possibilidade de alguém comprar uma peça legal com preço muito acessível. Onde você vai achar um vestido de festa, foférrimo, novo, da Maria Garcia, por R$150,00? E sapatos e jeans em ótimo estado, por R$65,00? Sem contar outras cositas legais, bem cuidadas e praticamente  novas.

Se você ainda não fez este exercício, respire e coragem. Limpe seu armário. Pode parecer difícil, eu sei, mas depois fará parte da sua vida e dos seus hábitos. Recicle além do óbvio. Recicle ideias, livros, hábitos, alimentação, e dê um refresh na vida.

Tem vários brechós legais e locais para doação. O Google ajuda a encontrar. Eu indico o brechó Madame La Marquise (onde desapeguei parte do meu guarda-roupas) http://on.fb.me/A5ZmGS  e o Lar Escola São Francisco http://larescola.com.br/wp/