A seleção está dividida em dois momentos muito comuns para as stressadinhas de plantão:
> papo cabeça: quando o contéudo é importante. Nada de filminho. Guarde para aqueles momentos que vc precisa daquele "algo a mais" (que você não sabe bem o que é) ou para quando a terapia não rendeu...
> por um sentido na vida: para aqueles momentos que você já tirou o passaporte da gaveta, planejou a viagem para Santiago de Compostela ou para o Tibet, pesquisou tudo na net sobre trabalho voluntariado no mundo... Mas acabou indo para o shopping mais próximo e estorou o cartão de crédito.
[ papo cabeça ]
>> Reds (Reds, EUA, 1981, Direção: Warren Beatty, com Jack Nicholson, Diane Keaton, Paul Sorvino, Warren Beatty, entre outros)
Reds retrata a vida de John Reed (Warren Beatty), jornalista americano comunista que escreveu o clássico "Os Dez Dias que Abalaram o Mundo", sobre a Revolução Russa de 1917. O filme narra os passos de Reed desde quando escrevia para o periódico socialista "The Masses" até sua morte na Rússia, aos 44 anos, vítima de tifo. Um dos mais importantes filmes históricos dos anos 80. Este é o cenário para intensa história de amor entre o jornalista e a personagem vivida por Diane Keaton. Lição de casa obrigatória para as mocinhas mais engajadas.
>> Sexo, Mentiras e Videotape (Sex, Lies and Videotape, EUA, 1981, Direção: Steven Soderbergh, com James Spader, Andie MacDowell, Peter Gallagher)
Casal "perfeitinho"em crise, tem sua vida modificada quando um antigo amigo do marido reaparece na vida deles. Soderbergh (o diretor preferido do bonitão George Cloney) vai fundo nessa película, então, se joga no filme...
[ por um sentido na vida ]>> Alguém como você (Someone Like You, EUA, 2001, Direção: Tony Goldwyn, com Ashley Judd, Greg Kinnear, Elle Barkin, Marisa Tomei, Hugh Jackman, Laura Regan)
A produtora Jane Goodale (Ashley Judd) é de uma hora para outra, abandonada pelo namorado. Querendo entender por que os homens traem, ela inicia um estudo sobre o comportamento masculino, comparando-o com os animais. Para provar sua teoria, ela usa como cobaia seu colega mulherengo Eddie (o gato até então desconhecido Hugh Jackman). Sua pesquisa a transforma numa verdadeira guru das mulheres.
>> Singles - Vida de Solteiro (Singles, EUA, 1992, Direção: Cameron Crowe, com Matt Dillon, Bridget Fonda, Kyra Sedgwick, Campbell Scott, Bill Pullman)
Para mim este é o melhor filme sobre os encontros e desencontros da vida de solteiro. Tem como cenário a descolada cidade de Seattle e uma trilha sonora incrível. Imperdível!